Fraudes on-line: tendências e técnicas [Atualizado]

Para evitar que você caia em armadilhas mais elaboradas, esta página é atualizada regularmente com as melhores e mais atualizadas técnicas de golpes usadas pelos golpistas para enganá-lo.

Para obter mais informações sobre como se proteger on-line, detectar os golpistas e denunciá-los, visite nossa seção de FAQ  Centro de segurança.

Golpe da reserva

Semelhante ao esquema "booking.roomgo", esses fraudadores entrarão em contato diretamente por email ou em mensagens de texto, para convencê-lo de que faz parte do protocolo do Roomgo transferir dinheiro para reservar uma visita à propriedade. Isso é uma farsa e não faz parte do Roomgo, não interferimos em qualquer tipo de contrato ou tratado entre membros. Além disso, somos contra o envio de dinheiro para quem você ainda não conheceu pessoalmente.

Depósito calção para visitar um quarto

Infelizmente, alguns golpistas abordam pessoas que procuram quarto apresentando-se como "Representantes do Roomgo" sob o nome de "Proprietários registrados". Eles tendem a entrar em contato com os usuários através de e-mails pessoais usando padrões de e-mail e endereços de e-mail falsos, fingindo ser o Roomgo para convencer as vítimas a pagar uma certa quantia de dinheiro como um calção para poder ver a propriedade.

Esse não é um processo seguro para se encontrar um quarto e essa política não faz parte do Roomgo. Não temos agentes ou proprietários afiliados, pois não fazemos reservas. Os membros do site, proprietários e inquilinos, publicam seus anúncios para encontrar um colega de quarto, um inquilino ou um quarto. Nós somente oferecemos o serviço de hospedagem dos anúncios para ambas as partes.

PayPal e golpe da transferência bancária

A fim de parecer legítimo à suas vítimas e ganhar a confiança, golpistas tendem a usar identidades roubadas de pessoas reais. Os golpistas desta categoria geralmente afirmam que a natureza do trabalho os impedem de entrar em contato direto, exceto através de e-mails. Dessa forma, você estará em contato com alguém que nem sequer se encontrou com você, que muito menos viu o quarto, querendo lhe enviar dinheiro. Eles solicitarão informações pessoais para fazer uma transferência ou pedirão para abrir uma conta Paypal para a transferência dos fundos. O valor da transferência geralmente é preenchido em um valor muito maior do que o preço pedido, então eles vão pedir que você devolva o montante em excesso, alegando que cometeu um erro e esperam que você envie de volta o dinheiro excedente antes de perceber que a transferência foi falsa.

O golpe do "booking.roomgo"

Um representante falso Roomgo entrará em contato com você por e-mail para "reservar" uma visualização ou um quarto para você. Eles solicitarão que você faça um pagamento e lhe enviarão um link para tal fim. Eles também podem redirecioná-lo para um site falso como www.booking.roomgo.com ou similar.

Esta é uma fraude conhecida nos EUA, mas técnicas similares podem ser usadas em qualquer lugar do mundo.

Precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos